segunda-feira, 30 de março de 2009

CURTAS METRAGENS

A LENDA DO SARGAÇO
Direção: Jan Horeif
Magia e encantamento nas águas azuis da Baía de Todos os Santos, morada das sete sereias. Uma delas será coroada princesa das sereias, protetora dos mares. A história tem como protagonista Pedrinho, um menino de 9 anos, que narra o seu encontro com a menina-sereia de coração inocente e caridoso.

A CIDADE CARGUEIRO
Direção: Aline Frey
O filme conta a história de Loro e Moca, dois meninos que moram em uma pequena ilha de pescadores. Movidos pela curiosidade e pela imaginação, eles inventam varias brincadeiras para chegar até a imensa metrópole que ambos vêem brilhar todas as noites no horizonte.

O FLAUTISTA
Direção: Matheus Viana
“O FLAUTISTA" trás no enredo uma atmosfera onírica marcada por lembranças, desejos. Através de um recorte da vida de OSCAR, um músico de rua (interpretado por Tuzé de Abreu) após tocar na frente do teatro, se encaminhar ao rotineiro encontro do amigoAlberto, porteiro do fundo do teatro (interpretado por Lúcio Tranchesi).

TRÓPICO DAS CABRAS
Direção: Fernado Coimbra
Roadmovie que conta a história de um casal em crise que parte do litoral para o interior de São Paulo num Chevette, para salvar ou perder de vez sua relação. Aos poucos, se entregam a um estranho jogo sexual com os desejos mais obscuros e secretos. Um jogo de atração e repulsão, narrado a partir da memória de um homem que não quer deixar a imagem de uma mulher se perder de vez no emaranhado de sua memória.

OS FILMES QUE NÃO FIZ
Direção: Gilberto Scarpa
Nos moldes dos documentários em que diretores de cinema famosos falam de seus filmes, com o respaldo de comentários de grandes atores hollywoodianos sobre seu talento e genialidade, "Os Filmes que não fiz" mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.

CÂMARA VIAJANTE
Direção: Joe Pimentel
O filme mostra o cotidiano de sertanejos que escolheram a fotografia como meio de ganhar a vida, retratando romeiros junto à estátua de Padre Cícero, encravada no meio do sertão cearense.Usando equipamentos e técnicas já ultrapassadas (alguém ainda usa filme e câmara analógica no meio profissional?), esses "fotrógafos" (como um deles mesmo diz), vencem a vida com seu "górpe de vista" e muita fé, explorando nos outros essa mesma crença que seguem cegamente.

HISTÓRIAS SEM FIM...
Direção: Valéria Del Cueto
O curta-metragem mato-grossense é um relatório de uma expedição que percorreu 730 km pelo Rio Paraguai, entre Cáceres, no Estado de Mato Grosso, e Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul, atravessando o coração do Pantanal.

INCARCÂNU A TIORTINA
Direção: Tau Taurino
O curta Incarcânu A Tiortina enfoca, de maneira fragmentada e não-linear, um dia na vida de Túli e Lubisôni, folclóricos cidadãos de Conceição do Almeida que fizeram do alcoolismo, mais do que um vício, um modo de vida. Os dois percorrerão a sua e outras cidades buscando realizar seu excêntrico sonho de ter um alambique dentro de casa, indo depois comemorar num animado samba-de-roda.

A LENDA DA LAGOA VERMELHA
Direção: Eutímio Carvalho
Com duração aproximada de 30 minutos, narra à estória de dois irmãos que saem para caçar em pleno sertão sem levar em conta o aviso da mãe sobre uma lenda da região que diz que não se deve caçar no mês de agosto.

RAÍZ BIRA REIS, MUSICALIDADE E CULTURA
Cléo Gondim
Documentário que se embasa tematicamente na efígie de Ubirajara de Andrade Reis – Bira Reis, tendo como objeto de observação a trajetória, cultura e conhecimento musical deste instrumentista de percussão e sopros, artista plástico, compositor, pesquisador, elaborador de instrumentos que se dedica a 30 anos à investigação relativa à cultura ameríndia e africana.

DREZNICA
Direção: Anna Azevedo
Dreznica é o lugar onde a neve encontra o mar. Um filme construído com arquivos de Super 8. Uma lírica jornada através das imagens e sensações reveladas pela memória e pelos sonhos de pessoas que não enxergam.

TOCAVA A CAMPANHIA E CORRIA
Direção: Marcus Maia

ALÉM DO JARDIM
Direção: Fabíola Aquino

MALDITA
Direção: Tetê Mattos
Em março de 1982 entra no ar, em Niterói, a Rádio Fluminense FM, conhecida como MALDITA, que com irreverência, ousadia e criatividade na programação, rompe com os padronizados mercados de música estrangeira e dá início a chamada geração Rock 80.

NAS ASAS DO CONDOR
Direção:Cristiane Garcia
Milton é um menino de saúde frágil que encontra nas asas de uma velha aeronave a cura para uma grave crise respiratória. Essa experiência lhe dá uma nova visão de mundo da Amazônia, dos amigos, da família. Um rito de passagem repleto de significados em que “respirar” também significa “inspirar-se”. Baseado no conto de Milton Hatoum.

PATUÁ
Direção: Sandoval Dourado
Drama tradicional sobre a população pobre nordestina - que sofre com a fome e com a extrema dificuldade financeira – onde existe um intrigante relacionamento familiar.

SATORI USO
Direção: Rodrigo Grota
Um poeta das sombras, um cineasta sem filmes, e uma musa enigmática. Um documentário sobre um poeta que nunca existiu, apresentado por um cineasta imaginário.

MEIO POETA
Direção: Caco Monteiro
Curta baseado num conto de Luís Fernando Veríssimo. Este autor faz da vida cotidiana uma bizarrice e a historia contada no filme nao poderia ser diferente. É quase crime ser poeta? Amar a poesia? Nesse caso, SIM! Mas com essa temática, acabamos por nos apaixonar mais ainda por ela. A forma inusitada com que a poesia é abordada faz com que ela se torne mais cativante ainda.

UM OUTRO
Direção: Daniel Fróes
Um Rei déspota persegue dois varões que conseguem fugir. Durante a caminhada, ambos revelam o que realmente são.

O GUARANI
Direção: Marília Hughes
Espaço de encontro e formação para cinéfilos de diversas gerações, O Cine Guarani foi um dos mais importantes endereços de Salvador durante mais de setenta anos. O Guarani é um filme de memórias e celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário